Notícias | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Natal do Cadaval traz novas atividades ao centro da vila

Natal do Cadaval traz novas atividades ao centro da vila

A quadra natalícia chegou ao Cadaval no passado dia 1, com a inauguração da iluminação de Natal e atuação da Banda Filarmónica do Cadaval no centro da vila. A animação prevista para este ano centra-se, como não poderia deixar de ser, no público infantil e engloba algumas novidades que farão as delícias da pequenada. Conheça programa e participe!

Relativamente ao tipo de programação escolhida para a quadra natalícia, Fátima Paz, vereadora da Cultura, revela ter sido intenção do Município «proporcionar à população do Concelho um leque variado de atividades, que vão desde a animação infantil à apresentação de artesanato e produtos locais, assim como uma iniciativa solidária que pretende ajudar os animais», conta. «Queremos a vila animada, movimentada e que sirva de incentivo para a compra no comércio local».
 
 
A destacar do leque de animação prevista, a também vice-presidente refere as atividades “Neve na praça”, autocarro panorâmico, espetáculo de marionetas e espetáculo de “videomapping”, por serem atividades apresentadas pela primeira vez no Concelho.
 
 
«Quero também realçar a inovadora árvore de Natal, que é uma homenagem merecida e reconhecida à atividade agrícola, pois é o grande pilar da economia do Concelho», adianta também a edil. «Quanto à iluminação, temos adquirido, anualmente, mais algumas estruturas, no sentido de melhorar e aumentar o número de ruas iluminadas.»
 
 
De referir, neste âmbito, que também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) voltou a iluminar a torre de comunicações do quartel, em toda a sua extensão, de 35 metros, simbolicamente representando uma árvore de natal, havendo ainda a somar a estrela no topo, com cerca de 1,5m de altura. Considerando também os 15 metros do edifício da torre, a árvore da AHBVC erguer-se-á a mais de 50 metros do solo, fazendo dela, por isso, uma das maiores do país.
 
 
A nível da Ação Social, o Município do Cadaval volta a preparar cabazes de Natal para entregar, nesta quadra, a famílias socioeconomicamente desfavorecidas do Concelho, no total de 60 cabazes, abrangendo um total de 150 pessoas.
 
 
Está ainda prevista a realização de uma ida ao circo, no Coliseu dos Recreios (Lisboa), agendada para dia 18 de dezembro. A iniciativa envolverá quer as crianças inscritas no projeto municipal “Férias na Escola”, quer as que são acompanhadas pela Ação Social do Município.
 
 
A vice-presidente aproveita o ensejo para, em nome do Município, desejar, a todos os munícipes, visitantes e leitores, votos de um feliz Natal e de um 2019 pleno de realizações.
 
 
 
 
Programa de animação recheado
 
 
A Praça da República, situada no centro da vila, volta, este ano, a constituir o centro da animação natalícia.
 
 
No dia 15 (sábado), as atividades decorrerão das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00. A jornada incluirá, nessa data, ateliês de Natal da biblioteca e museu municipais, pinturas faciais, escultura de balões, insuflável e animação musical com o duo «Acordeão em Festa». Compreenderá ainda a iniciativa “Natal Solidário”, a cargo da APAC – Associação Protetora dos Animais do Cadaval, e o Mercado de Natal – Artesanato e Produtos Locais.
 
 
No domingo, dia 16, entre as 10h30 e as 13h00, a pequenada poderá contar com a atividade “Neve na Praça” e regressam os ateliês de Natal da biblioteca e museu, as pinturas faciais e o insuflável, para dar corpo à brincadeira. Volta também o “Natal Solidário da APAC” bem como o Mercado de Natal. Nesta manhã festiva, a praça receberá ainda o espetáculo de Natal «O Duende Dentuças», a que miúdos e graúdos poderão assistir livremente.
 
 
A animação prosseguirá pelas 16h00, mas já no cineauditório Valentina de Abreu, com a realização do espetáculo de marionetas «Um Presente Muito Especial», de acesso gratuito mas limitado aos lugares existentes.
 
 
No dia 22 (sábado), as atividades natalícias voltam ao centro da vila, de novo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00. A sempre tão ansiada chegada do Pai Natal dará, de seguida, lugar à habitual entrega de presentes à pequenada.
 
 
Regressam, neste dia, as pinturas faciais, a escultura de balões e o insuflável, bem como o já referido Mercado de Natal. Outra estreia natalícia, e marcada para esta data, consiste no autocarro panorâmico.
 
 
Pelas 17h30, decorrerá ainda uma parada de Natal, com participação de vários personagens natalícios, e o espetáculo de videomapping “Museu do brinquedo a céu aberto”, também aberto gratuitamente ao público.
 
 
O programa engloba, também, duas ações promocionais baseadas num circuito pelo comércio local por personagens de Natal, nos dias 8 e 15 (sábados), entre as 10h30 e as 16h30.
 
 
Enquadrada na festividade, refira-se ainda a realização de mais uma exposição de esculturas de Natal, da autoria de escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social locais, mostra que ficará patente, como habitualmente, no centro da vila.
 
 
Por último, refiram-se o Concurso de Montras de Natal 2018 e o Concurso “Natal é no Comércio Tradicional”, por seu turno duas atividades organizadas pelo Grupo de Desenvolvimento do Cadaval e Local.
 
 
Participe, Boas Festas!
 
 
Fonte: SCRP | CMC

5 Dezembro 2018