Paisagem Protegida de Montejunto assinalou 22.º aniversário

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou recentemente o seu 22.º aniversário, completado a 22 de julho. A iniciativa, realizada nos dias 23, 24 e 25, incluiu assinatura de protocolo, mercado de produtos e serviços e um evento de identificação de insetos que foi dirigido à população.
As comemorações tiveram início na sexta-feira, dia 23 de julho, com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval, representada pelo seu presidente, Paulo Franco, e a AOSP – Associação de Orquídeas Silvestres – Portugal, representada pelo seu presidente, Joaquim Pessoa.
O protocolo celebrado vem contribuir para a identificação, preservação e conservação das orquídeas silvestres, e para a sua valorização enquanto parte integrante de um património natural único existente na Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.
A cerimónia de assinatura do protocolo contou ainda com a presença de Sofia Quaresma, em representação do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e de Dinis Duarte, presidente da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida, bem como de colaboradores da Paisagem Protegida e da AOSP.
No sábado e domingo (dias 24 e 25 de julho), decorreu o tradicional Mercado de Produtos e Serviços da Área Protegida, que voltou a congregar diferentes produtores de vinho, licores, mel, queijo, doçaria, alojamento local, entre outros.
O rol de participantes teve possibilidade de mostrar, a quem visitou a Serra de Montejunto na ocasião, não só os seus produtos e a arte de bem-receber, como a boa sinergia que é possível existir entre a conservação da natureza e a economia local.
Com a premissa de que para conservar e valorizar é preciso conhecer, decorreu ainda, no sábado, um BioBlitz de Insetos, evento científico com o objetivo de identificar o maior número de insetos num curto espaço de tempo.
Esta atividade, que teve grande adesão e recetividade do público, contou com a colaboração da Tagis – Centro de Conservação de Borboletas de Portugal, e concedeu a dois grupos de miúdos e graúdos a oportunidade de experienciarem um dia diferente.
Através de uma caminhada pela renovada Estação da Biodiversidade, várias famílias participaram, com grande entusiamo, na captura, identificação e libertação dos diferentes grupos de insetos – borboletas, gafanhotos, abelhas, entre muitos outros, que se encontram no “refúgio” que constitui a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.
6 Agosto 2021