Notícias | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

4.º Prémio Literário Fernanda Botelho | Entrega de obras até 31 de maio

4.º Prémio Literário Fernanda Botelho | Entrega de obras até 31 de maio

Última edição teve mais de 1100 contos a concurso, provenientes de vários pontos do País e do Mundo.

A 23 de abril assinalou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, na mesma data, a Biblioteca Municipal do Cadaval acolheu o lançamento do 4.ª Prémio Literário Fernanda Botelho, uma iniciativa integrada na “Primavera de Livros 2023” que pretende fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, promover, defender e valorizar a Língua Portuguesa, assim como homenagear a escritora Fernanda Botelho, que residiu parte da sua vida na aldeia da Vermelha, Concelho do Cadaval.

Na referida sessão de lançamento, foi conhecido o júri desta edição, que será constituído por Helena Skapinakis, filha do pintor Nikias Skapinakis e Professora bibliotecária; Luís Dias, Professor de Português no Agrupamento de Escolas do Cadaval; e Dr.ª Paula Morão, Professora Catedrática e Emérita da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coordenadora das edições da autora que dá nome a este concurso literário.

A entidade promotora pela atribuição deste prémio, que tem o conto como modalidade considerada e candidaturas abertas até 31 de maio, é a Câmara Municipal do Cadaval, em colaboração com a Associação Gritos da Minha Dança, enquanto dinamizadora da obra, da memória e da Casa-Museu da escritora Fernanda Botelho.

Presente no lançamento, Ricardo Pinteus, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, referiu que para a autarquia «tem sido muito cativante abraçar este projeto», principalmente por vir a crescer edição após edição, superando sempre as expectativas. O autarca não deixou de salientar a enorme adesão da última edição (1124 contos recebidos) deste Prémio Literário, que surgiu no ano de 2016.

Helena Skapinakis, membro do júri, destacou o papel descentralizador que este tipo de iniciativas representa: «É tão importante haver este património que está fora do centro, está fora de Lisboa e ainda bem que assim é». Já Luís Dias, igualmente membro do júri, disse ser «de louvar qualquer Município que 'agarre' a oportunidade de valorizar património literário português. Debato-me diariamente com a questão da leitura e da escrita e penso ser de louvar qualquer iniciativa que vá ao encontro da sua promoção e valorização».

Esta cerimónia de lançamento encerrou com a performance artística "As Melancólicas", por Manuel Henriques com texto de Fernanda Botelho de 1996, inspirado na pintura “Encontro de Natália Correia, com Fernanda Botelho e Maria João Pires”, de Nikias Skapinakis.

Normas de Participação

Live-streaming - Lançamento 4.º Prémio Literário Fernanda Botelho

29 Abril 2023