Notícias | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

50.º Aniversário do 25 de Abril no Cadaval

50.º Aniversário do 25 de Abril no Cadaval

Esta quinta-feira, dia 25 de Abril de 2024, celebraram-se os 50 anos da “Revolução dos Cravos” por todo o País e o Cadaval não foi exceção. O feriado arrancou com a cerimónia de Hastear da Bandeira no espaço exterior do antigo edifício do Paços do Concelho do Cadaval, atual sede da União de Freguesias Cadaval e Pero Moniz. Este momento foi acompanhado pela musicalidade da Banda da Associação Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro de 1882 de Pragança.
 
Posteriormente, no mesmo local, decorreu a Sessão Solene do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, que contou com as intervenções dos Presidentes da Assembleia e Câmara Municipal do Cadaval, Rui Soares e José Bernardo Nunes, respetivamente, assim como dos líderes de bancada dos partidos com assento na Assembleia Municipal: CDU, PS e PPD/PSD. Nesse sentido, usaram da palavra Ricardo Miguel (CDU), Maria João Botelho (PS) e Vítor Pinteus (PPD/PSD).
 
Seguiu-se a realização das provas de Atletismo Infantil (registo fotográfico e pódios aqui) no Parque de Lazer, assim como a Homenagem aos Combatentes do Concelho com o cumprimento de um minuto de silêncio e a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento em sua honra. Este ato de tributo, que se realizou no Jardim dos Combatentes, contou com a participação do Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes.
 
Depois do “Almoço da Liberdade”, iniciativa que foi aberta à população e que decorreu no Parque de Lazer da Vila, a programação de celebrações do dia 25 de Abril de 2024 prosseguiu tarde dentro.
 
Inauguração da Rua Júlio de Melo Fogaça, junto ao Centro de Saúde e Central de Camionagem do Cadaval, iniciou a tarde de comemorações. Desta forma procurou-se eternizar o nome Júlio de Melo Fogaça, primeiro Presidente da Câmara Municipal do Cadaval (CMC) no pós-25 de Abril (23 de setembro de 1974 a 10 de março de 1976), militante do Partido Comunista Português (PCP) desde os tempos da clandestinidade, ex-preso político e figura maior do panorama político cadavalense. Depois deste ato que enriquece a toponímia do Cadaval, seguiu-se no mesmo local a Inauguração do Monumento em Homenagem aos Presos Políticos do Concelho.
 
Posteriormente, realizou-se no Cine Auditório Valentina de Abreu o lançamento do Livro “50 anos do Poder Local Democrático”. A sessão contou com a apresentação de António Custódio Pereira, Técnico Superior do Município, assim como de Diogo Almeida, Chefe da Unidade Jurídica e Administrativa da CMC.

 

30 Abril 2024