Cadaval adere à Plataforma ODS Local

Autarquia cadavalense focada na Agenda 2030.
A 25 de setembro de 2015, foram aprovados, por unanimidade na Assembleia Geral da Nações Unidas e integrados na Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as suas 169 metas, assentes em cinco princípios (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz, Parcerias), tendo por base o mote “Não deixar ninguém para trás”. Os ODS ganharam progressivamente terreno nas políticas europeias, nacionais, regionais e locais. Apesar de traçarem um conjunto de objetivos e de metas comuns e globais para o desenvolvimento sustentável, há grande ênfase em “territorializar” e impulsionar projetos e ações a menor escala. Surgiu assim a Plataforma ODS Local, a que o Município do Cadaval aderiu recentemente (ver aqui), comprometendo-se com este desafio.
Os ODS estão ligados e interconectados entre si, pois só assim é possível cumpri-los, como um todo. Referem-se, portanto, à erradicação da pobreza e da fome (ODS 1 e ODS 2), à promoção da saúde e bem-estar (ODS 3), à educação de qualidade (ODS 4), à igualdade de género (ODS 5), água potável e saneamento (ODS 6), energia acessível e limpa (ODS 7), trabalho digno e crescimento económico (ODS 8), indústria, inovação e infraestruturas (ODS 9), redução das desigualdades (ODS 10), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), consumo e produção responsáveis (ODS 12), combate às alterações climáticas (ODS 13), preservação da vida marinha e terrestre (ODS 14 e ODS 15), promoção da paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16), e parcerias para a implementação dos objetivos (ODS 17).
Em termos municipais, a adoção e implementação dos ODS possui especial importância pois é a nível local que muitos dos desafios de desenvolvimento sustentável são diretamente sentidos, podendo ser abordados e resolvidos de forma mais eficaz. Para tal, surgiu um organismo, a Oficina de Sustentabilidade Local, que permitirá integrar e adequar à realidade do Município os ODS e as respetivas metas, promovendo, com isto, um desenvolvimento local equilibrado e inclusivo, que considere as necessidades e aspirações da comunidade.
A adesão à plataforma ODS Local possibilitará que esta implementação seja realizada de forma estruturada, já que permite uma visão alargada quer do que já se fez quer do que é necessário aperfeiçoar, tendo em consideração os desígnios a que nos associamos e propomos.
24 Julho 2024