Notícias | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Cadaval comemorou Dia Mundial dos Avós

A troca de lembranças é um momento de especial partilha... Cerca de 130 utentes institucionalizados participaram, recentemente, na terceira comemoração do Dia dos Avós, no Cadaval. A iniciativa, inserida no projeto “Envelhecer Vivendo”, sucedeu às Tasquinhas dos Avós, atividade realizada dias antes, na serra de Montejunto, envolvendo 250 participantes, também eles oriundos das instituições sociais concelhias.

O Dia Mundial dos Avós voltou a reunir, no pavilhão Augusto Simões, no Cadaval, cerca de 130 utentes, como sempre acompanhados por pessoal auxiliar e técnico e provenientes das sete instituições sociais concelhias, nomeadamente: Associação de Solidariedade Montejunto (Pragança), Campus Social do Olival (Murteira), Cáritas Paroquial do Vilar, Centro de Dia da Dagorda – ASAVIDA, Centro Social Paroquial de Alguber, Centro Social Paroquial de Lamas e Santa Casa da Misericórdia do Cadaval.

Esta celebração anual integra-se no projeto “Envelhecer Vivendo”, parceria do município cadavalense com as suprarreferidas Instituições Particulares de Solidariedade Social.

A exemplo do ano passado, as crianças do ATL de Interrupção Letiva do Centro Escolar do Cadaval marcaram igualmente presença, facto que proporcionou agradáveis momentos de convívio intergeracional.
A atividade decorreu na tarde de 26 de julho e voltou a constituir-se por um conjunto de apresentações preparadas pelos diferentes grupos participantes.
 
 
Uma das divertidas apresentações da tarde de convívio intergeracional

No total, a iniciativa englobou oito exibições, onde a boa disposição, partilhada por “avós e netos”, esteve sempre presente. O CSP Alguber trouxe um miniteatro de fantoches, a Associação de Solidariedade Montejunto interpretou a canção “Marcha de Pragança”, enquanto o Campus Social do Olival preparou a peça de teatro “Carochinha e João Ratão”. Por sua vez, o CSP Lamas trouxe um momento de dança, enquanto a ASAVIDA cantou o clássico tema “Aldeia da Roupa Branca”.

Seguiu-se a apresentação das crianças do Centro Escolar do Cadaval, com o teatro de fantoches “Os Sete Cabritinhos”. A Cáritas Paroquial de Vilar animou o evento com duas canções (uma tradicional e outra infantil), ao passo que a Santa Casa da Misericórdia do Cadaval proporcionou o designado “Jogo do Urso”, que envolveu a participação de utentes da instituição e das crianças do ATL.

Concluídas as exibições, teve lugar uma troca de lembranças entre o grupo de crianças e os utentes das instituições presentes, tendo o Dia dos Avós finalizado com um lanche-convívio.

Tasquinhas dos Avós juntaram 250, em Montejunto

Também em julho, mais precisamente ao longo do dia 6, no âmbito do mesmo projeto “Envelhecer Vivendo”, decorreu a 10ª edição das Tasquinhas dos Avós, evento que reuniu, no Parque de Merendas da Serra de Montejunto, um total de 250 utentes institucionalizados do concelho.

Quanto à oferta gastronómica desta atividade, a Tasquinha das Sopas coube à SC Misericórdia do Cadaval e ao CSP Alguber, enquanto a Cáritas do Vilar e o Campus Social do Olival se ocuparam da Tasquinha dos Petiscos. Por sua vez, o CSP Lamas, a ASAVIDA e a Associação Solidariedade Montejunto tiveram a seu cargo a Tasquinha das Sobremesas. A Câmara Municipal ficou, por seu turno, responsável pelas sardinhas e febras grelhadas.

Esta atividade anual de convívio entre utentes institucionalizados contou ainda com animação musical a cargo do duo D’Antanho.

Fonte: SCRP | CMC

2 Agosto 2013