Vanessa Pereira e Sérgio Silva vencem 15.º Duatlo do Cadaval

Vanessa Pereira, triatleta cadavalense, foi a grande vencedora feminina do 15.º Duatlo do Cadaval, prova recentemente realizada que, após uma paragem de três anos, conseguiu juntar mais de 200 participantes. Sérgio Silva foi o vencedor absoluto de uma competição que contou para o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e que voltou a reunir alguns dos melhores atletas da modalidade.
Foi no passado dia 8 de março que regressou à vila do Cadaval um evento com tradição no concelho, que tem o duplo intuito de dinamização desportiva e promoção turística da região.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal do Cadaval com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, voltou a englobar prova aberta, na distância super-sprint, e prova principal, pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes, na distância sprint.
A prova aberta incluiu uma corrida de 2,5 km, seguida de 11 km em ciclismo e de uma segunda corrida de 1 km, sempre a uma volta.
Tal como a prova aberta, a prova principal realizou-se em percurso circular urbano com uma corrida de 5 km (a duas voltas), seguida de 22 km de ciclismo (de duas voltas por estradas da freguesia do Cadaval e Pero Moniz), com regresso à corrida para um circuito de 2,5 km (a uma volta).
Resultados das provas principal e aberta
Sérgio Silva (Seniores), triatleta do Garmin Olímpico de Oeiras, foi o vencedor absoluto da prova principal, com o tempo final de 1h1m24s, a escassos cinco segundos do adversário Rafael Domingos (Sub-23) do Sport Lisboa e Benfica. Em terceiro lugar, chegou Pedro Gaspar (Sub-23), atleta da Portugal Talentus, a uma distância de 14 segundos do antecessor.
Por seu turno, a cadavalense Vanessa Pereira (Seniores), figura proeminente do triatlo nacional e internacional, a representar o Atlético Clube de Portugal, foi a grande vencedora no género feminino, tendo completado a prova principal em 1h15m5s, com a confortável diferença de 2m57s da adversária Maria do Céu Nunes (SEN) do G.O. Oeiras. Na terceira posição, classificou-se Inês Pereira (Juniores), do Sporting Clube de Portugal, com uma diferença de três minutos exatos da primeira classificada.
Para além de Vanessa Pereira e Sérgio Silva, outros nomes de topo figuraram na competição, como sejam Rafael Domingos, Pedro Gaspar, José Estrangeiro ou Sérgio Marques.
Num plano coletivo, o Olímpico de Oeiras levaria a melhor, tanto no género masculino como no feminino.
Quanto a atletas oriundos do concelho cadavalense, o 15.º Duatlo do Cadaval contou com nove participantes na prova principal e dois na prova aberta.
Para além de Vanessa Pereira, refiram-se ainda os seguintes resultados cadavalenses por escalão: João Inácio, 7.º lugar em Cadetes; André Duarte, 7.º em Sub-23; Alexandre Feliz, 11.º em 31 participantes de Veteranos 1; Jorge Canuto, 10.º em Juniores – todos atletas do clube Tri-Oeste. Da ADCR Painho, Renato Fidalgo foi 4.º em Vet.3, Luís Gomes, 20.º em Vet.2 e Pedro Henriques, 44.º em 54 do escalão Seniores. O único atleta individual concelhio foi João Figueiredo, 13.º em Sub-23.
Na prova aberta, participaram ainda, do Cadaval, Manuel Ferreira, da ADCR Painho, que terminou em 7.º diante 26 participantes do escalão Vet.2, e Filipe Gonçalves, do Tri-Oeste, que foi 20.º em Cadetes.
Edgar Henriques, do Serviço de Desporto do Município do Cadaval, destaca a boa afluência participativa, tendo em conta o interregno de três anos da prova.
Como principais alterações a registar, o técnico destaca a maior dureza dos percursos de corrida a pé «com mais subidas, mas aprovado pelos atletas». Quanto ao parque de transição, que ficou desta feita situado no estacionamento junto à EB1+JI do Cadaval, foi «mais amplo e com mais espaço», tendo as alterações sido, no geral, do agrado dos atletas.
O município agradece publicamente às seguintes entidades patrocinadoras e apoiantes: Bull Insurance (Caldas da Rainha), Intermarché (Cadaval), Adega Cooperativa do Cadaval, Adega Cooperativa da Vemelha – Mundus, Casa Agricola Nicolau – Solar da Marquesa, Frutus (Sobrena), Coopval – Cadaval, Central de Frutas do Painho, Pão da Vermelha, Rolly, Castanholas Café, Agrupamento de Escuteiros do Vilar, Montejunto Bike Clube, Montejunto Rally Clube, Bombeiros Voluntários do Cadaval, Clube Atlético do Cadaval e ainda aos municípios de Alenquer, Torres Vedras, Oeiras e Cascais.
Tabelas gerais de classificações disponíveis no site da federação, emhttp://www.federacao-triatlo.pt. Fotorreportagem disponível na página deFacebook da Câmara do Cadaval.
13 Março 2015