Secretário de Estado do Ordenamento do Território visitou Montejunto

O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, esteve recentemente no Cadaval, mais precisamente na serra de Montejunto, para cumprir uma visita de trabalho promovida pela comissão diretiva daquela área de paisagem protegida.
A reunião com o governante, realizada a 13 de março, consistiu numa iniciativa da comissão diretiva da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, da qual são parte integrante os municípios do Cadaval e Alenquer bem como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
A jornada iniciou-se com uma reunião de trabalho ocorrida na câmara de Alenquer, dado ser esta autarquia a presidir presentemente àquela comissão.
Tratou-se de um encontro solicitado com o intuito de «procurar soluções para ultrapassarmos alguns constrangimentos relativos ao modelo de gestão que se pretende implementar», adianta Dinis Duarte, vereador cadavalense do pelouro da Gestão da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, referindo ter sido demonstrada recetividade por parte do representante do Governo.
Finda a reunião de trabalho, seguiu-se uma visita-guiada a Montejunto, nomeadamente ao Convento dos Dominicanos, Centro de Interpretação Ambiental e Real Fábrica de Gelo.
Participaram na visita os representantes dos órgãos executivo e deliberativo dos dois municípios, bem como os presidentes de junta das freguesias que têm território na área de paisagem protegida, nomeadamente Lamas/Cercal e Vilar (Cadaval); Abrigada e Vila Verde dos Francos (Alenquer).
19 Março 2015