Vinhos da Vermelha e Cadaval medalhados em concurso internacional
As duas adegas cooperativas do concelho viram os seus vinhos recentemente medalhados no prestigiado concurso internacional “La Selezione del Sindaco 2015”. Pela primeira vez realizado fora de Itália, coube a Portugal acolher a 14ª edição da iniciativa, que colocou à prova mais de 1100 vinhos de toda a Europa e Brasil.
De entre os mais de 1100 vinhos a concurso, dos quais 400 portugueses, a Adega Cooperativa da Vermelha arrecadou duas medalhas de ouro, respetivamente com os vinhos Mundus Reserva Tinto 2010 e Mundus Escolha Tinto 2010. A mesma adega conquistou, ainda, medalha de prata com o seu Mundus Regional Branco 2014.
Prata foi também o prémio alcançado pela Adega Cooperativa do Cadaval no mesmo conceituado concurso italiano, através do vinho Confraria 2013.
Segundo informa a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, entidade organizadora desta 14ª edição, as amostras de vinho foram avaliadas por um júri internacional composto por 80 provadores.
A AMPV destaca não só a adesão significativa dos municípios e produtores nacionais, como a qualidade dos vinhos presentes – do total de 301 medalhas atribuídas, 147 premiaram vinhos portugueses, oriundos de 47 municípios.
O concurso conferiu, de acordo com a mesma fonte, um total de 131 medalhas de prata, das quais 52 foram para Portugal; 143 medalhas de ouro, tendo o nosso país arrecadado 78; e 27 medalhas “grande ouro”, com Portugal a destacar-se também aqui, com 17 distinções.
Refira-se que esta 14.ª edição do concurso internacional de vinhos “La Selezione del Sindaco” se realizou, de 29 a 31 de maio, no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.
Parceiros da AMPV (entidade a que pertence o município do Cadaval), nesta organização, foram a associação italiana Cittá del Vino e a Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin).
Os resultados gerais do concurso podem ser consultados na página oficial da AMPV, em http://www.ampv.pt.
24 Junho 2015