Baile das Vindimas regressa em setembro ao Cadaval
Regressa em setembro o emblemático Baile das Vindimas, um ano após reativado pelo Clube Atlético do Cadaval. O tradicional evento, marcado para o serão de dia 26, terá lugar no pavilhão multiusos municipal e incluirá a eleição da Rainha das Vindimas 2015. O concurso, que na década de 70 distinguiu Manuela Moura Guedes, conta com inscrições abertas nas juntas de freguesia.
O ponto alto do típico evento cadavalense continua a ser a eleição da Rainha das Vindimas. Tal como no ano anterior, as jovens do concelho, maiores de 16 anos, interessadas em participar no clássico concurso, devem inscrever-se na respetiva junta de freguesia.
O glamoroso espetáculo insere-se na 52ª edição do Baile das Vindimas, acontecimento historicamente realizado pelos Bombeiros Voluntários do Cadaval e retomado, no passado ano, pelo Clube Atlético do Cadaval, em colaboração com o município e juntas de freguesia, entre diversos outros apoios.
Para além do desfile das jovens representantes das freguesias, o baile compreenderá a habitual animação musical, assegurada, este ano, pela banda Sonjovem e DJ Phill. O espetáculo, marcado para 26 de setembro, pelas 21h30, no pavilhão multiusos municipal (junto ao campo da feira), contará com apresentação de João Carlos Costa.
A iniciativa contemplará ainda, este ano, uma homenagem a Shegundo Galarza, reconhecido maestro e compositor português, já desaparecido, que participou musicalmente em quatro edições deste baile, em finais da década de 60. Para o efeito, comparecerá no evento o também conceituado músico Ramón Galarza, filho do homenageado.
Com o bilhete de entrada, será distribuído ao público aderente um boletim de voto, que lhe possibilitará eleger a Rainha das Vindimas 2015. De referir que as crianças até aos 14 anos terão acesso livre ao espetáculo.
O baile incluirá, para quem queira, serviço de jantar a partir das 20h00, devendo os interessados inscrever-se até 4 de setembro.
Quem desejar reservar mesa, com ou sem jantar, deve contactar o Clube Atlético do Cadaval (telefones 916 890 161 e 262 183 763 ou e-mail clubecadaval@gmail.com). Pode ainda fazê-lo na Junta de Freguesia do Cadaval e Pero Moniz (262 188 977) ou na Loja “Kuka Pazza” – Cadaval (914 887 543).
As origens do tradicional baile
O Baile das Vindimas é uma celebração que remonta ao ano de 1958, tendo chegado a 2001 com algumas interrupções e em moldes diferentes. A sua origem assenta na celebração do final da colheita da uva, uma vez que a viticultura assumia, na época, a principal atividade agrícola do concelho.
Nessa noite festiva, os muitos convivas comparecentes trajavam a rigor e enchiam o pavilhão dos bombeiros de graciosidade e boa disposição. A animação incluía, invariavelmente, a tradicional eleição da Rainha das Vindimas, concurso que, curiosamente, na década de 70, viria a distinguir Manuela Moura Guedes, conceituada figura televisiva.
Seria o histórico baile a inspirar aquele que atualmente constitui o certame mais relevante do concelho – a “Festa das Adiafas”, que por sua vez decorrerá, este ano, de 10 a 18 de outubro, no mesmo local, numa organização do Município do Cadaval.
Fonte: SC | CMC
14 Agosto 2015