Município inaugurou remodelação da escola de Alguber

O Município inaugurou, no passado dia 24 de outubro, a Escola Básica de Alguber, um dos dois recém-remodelados estabelecimentos de ensino, a par da Escola Básica da Murteira, que por seu turno inaugura já amanhã, dia 31, pelas 16h00. As duas escolas passaram a integrar também o pré-escolar, estando a assegurar melhores condições para a prática letiva desde o corrente ano escolar.
A cerimónia inaugural iniciou-se com a atuação da Banda do Círculo de Cultura Musical Bombarralense, a que se seguiu o descerrar da placa alusiva à inauguração por José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Alguber, Henrique Pratas, e do diretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval, Luís Mendes.
Após a bênção do edifício pelo pároco da freguesia, Pe. Ricardo Jacinto, seguiu-se uma visita às instalações pelas entidades oficiais presentes, onde constavam autarcas, deputados, representantes de entidades civis e militares, comunidade escolar e famílias.
A anteceder a sessão solene, as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo de Alguber e também do Cercal (integradas também na nova escola) cantaram uma canção de boas-vindas aos presentes, preparada para o efeito no atual ano letivo.
Ao usar da palavra, Henrique Pratas destacou que a demora da concretização daquela infraestrutura permitiu obter «melhores condições para quem estuda e trabalha» no estabelecimento de ensino.
«Se pensarmos que a taxa de natalidade está a baixar, faz todo o sentido juntar escolas, permitindo rentabilizar recursos humanos e financeiros», acrescentou o autarca.
Para Luís Mendes, a nova escola constitui «um lugar aprazível», salientando que «a escola também deve ser um lugar agradável, onde profissionais e crianças se sintam bem no dia-a-dia.» O diretor lembrou que a formação integral do aluno é o primeiro vetor do projeto educativo do Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC), entendendo a escola enquanto «local de construção de saber».
O responsável do AEC defendeu a ideia de a escola complementar a ação da família, que por seu turno é a primeira célula da sociedade. Luís Mendes exortou ainda as famílias das crianças a participar na atividade escolar.
José Bernardo Nunes, por seu turno, lembrou ter havido, nos últimos anos, «um esforço muito grande por parte da autarquia para renovar o parque escolar.»
O presidente realçou o facto de a realidade escolar padecer, atualmente, de reduzido número de crianças, aludindo às escolas já fechadas e à necessidade de as mesmas se agruparem.
«Penso que a questão da baixa natalidade e da falta de alunos vai ser um grave problema para o país em geral, não apenas para o concelho do Cadaval», afirmou o chefe do executivo.
José Bernardo referiu faltar ainda remodelar, no concelho, a Escola Básica do Painho, já sinalizada pela câmara como próximo estabelecimento escolar a intervir.
«O investimento de cerca de 505 mil euros [na escola alguberense] é a resposta da câmara municipal às necessidades educativas locais», afirmou o edil lembrando que o valor é comparticipado por fundos europeus (FEDER), cabendo ao município 15 por cento do investimento.
A escola, cujo edifício datava de 1974, passa assim a contar com «instalações modernas e funcionais, capazes de garantir condições de ensino ao nível de qualquer país europeu», garante o autarca.
José Bernardo deixou ainda «uma palavra de estímulo a pais e mães para que se envolvam nas atividades da escola», o que refere ser «meio caminho andado para o sucesso escolar».
Agradeceu o envolvimento do AEC, em especial às professores e auxiliares que colaboraram com o município de modo a que o ano letivo começasse «sem sobressaltos».
Realçou ainda a «disponibilidade e empenho» do presidente da Junta de Freguesia de Alguber, no acompanhamento da remodelação da escola, em colaboração com os serviços técnicos municipais.
O presidente deixou, por fim, uma referência ao «interessante complexo social que Alguber passa a dispor», reunindo a restaurada e ampliada escola, campo de jogos, coletividade local e novo edifício da junta freguesia, a que se juntará, a breve trecho, outra associação local, o Grupo Motard Falcões de Montejunto, que ocupará o antigo edifício do jardim de infância.
A fechar a cerimónia, teve lugar na Sociedade Desportiva e Recreativa de Alguber um lanche-convívio proporcionado pela comunidade escolar com o apoio da junta de freguesia.
30 Outubro 2015