Notícias | Cadaval Cativa

Saltar para conteúdo

Município inaugurou escola da Murteira, após requalificação

Município inaugurou escola da Murteira, após requalificação

A Câmara Municipal levou a cabo, no passado dia 31, a inauguração da recém-requalificada Escola Básica da Murteira. Trata-se do segundo equipamento educativo inaugurado no último mês, a par da também remodelada Escola Básica de Alguber, a 24 de outubro. Os dois estabelecimentos passaram a integrar também o pré-escolar e funcionam, desde o presente ano letivo, com melhores condições de ensino.

A inauguração da requalificada Escola Básica da Murteira iniciou-se com a atuação da Banda Filarmónica 1.º Dezembro de Pragança, momento a que se seguiu o descerrar da placa alusiva por José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, que se fez acompanhar por Viriato de Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Lamas e Cercal, e por Luís Mendes, diretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC).


Teve posteriormente lugar a bênção do edifício pelo pároco da freguesia, Pe. Yovanny Frias, seguida da interpretação de canções alusivas à nova escola por crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo.


Após visita às instalações – quer pelas individualidades quer pelos muitos populares presentes – decorreu a sessão solene com intervenções das entidades oficiais.


Viriato de Carvalho manifestou-se satisfeito com o resultado final da remodelação e ampliação da escola, afirmando ter valido a pena a espera pela conclusão da obra. O autarca salientou a postura facilitadora e compreensiva da parte da comunidade escolar e encarregados de educação.


Para Luís Mendes, o renovado edifício constitui «um motivo de orgulho para todos os envolvidos», apelidando-o, a par da escola de Alguber, como «escolas da nova geração, com condições térmicas, acústicas e de iluminação que permitem o necessário conforto para um projeto educativo de qualidade».


«Congratulamo-nos com as excelentes condições de trabalho que aqui temos, mas há que continuar a apostar numa escola de valores», defendeu, salientando o fundamental papel das famílias enquanto parceiros da escola na transmissão de valores às crianças.


O diretor do AEC elogiou a recente criação de uma associação de pais e encarregados de educação no seio da escola murteirense, entendendo-a como «um importante fator de desenvolvimento da própria escola».


Segundo José Bernardo Nunes, a Murteira passou a dispor de uma «escola moderna e funcional», capaz de responder às atuais necessidades educativas, que passam por uma maior permanência das crianças na escola.


A remodelação representou, de acordo com o presidente da câmara, um investimento total acima dos 574 mil euros, comparticipado em 85 por cento por fundos comunitários (FEDER), tendo a autarquia suportado o remanescente valor.


O autarca destacou o investimento «muito significativo» efetuado pelo município na educação, nos últimos anos, «aproveitando todas as verbas disponíveis na melhoria e modernização da rede de escolas do concelho».


«É preciso que toda a comunidade escolar cuide deste equipamento para que se mantenha nas melhores condições», frisou o chefe do executivo.


O presidente mostrou-se reconhecido à associação murteirense, por ter acolhido as aulas durante a realização dos trabalhos, bem como aos proprietários do terreno que serviu de estaleiro às obras.


José Bernardo agradeceu também ao presidente da junta, nomeadamente pela colaboração na intervenção da rua da escola, bem como aos moradores que, segundo ele, «aceitaram, durante vários meses, ter obras à porta de casa e colaboraram com a cedência de terreno para que a rua ficasse com a dignidade com que ficou e que merece». A transformação daquele acesso veio, em seu entender, favorecer a largada das crianças, o aumento de lugares de estacionamento e a melhoria das condições de segurança.

Após o momento de discursos, a cerimónia terminou com um beberete-convívio proporcionado numa parceria da junta de freguesia com os encarregados de educação das crianças.

4 Novembro 2015